sábado, 17 de outubro de 2009

CONTAF - Congresso Nacional da Técnica para as Artes do fogo.

Realizou-se nos dias 15 e 16 o CONTAF RIO ( Congresso Nacional de Técnica para Artes do Fogo ) em Itaipava - Região Serrana, o primeiro no Rio de Janeiro

Parabéns a todos que participaram deste belo evento, foi ótimo, pudemos aprender mais, e a interação em geral foi muito boa, é sempre muito bom ver velhos amigos e mestres.
Estou postando alguns momentos do evento que contou com os seguintes artistas :
No primeiro dia
Na abertura fomos agraciados com o belíssimo trabalho do Sr. Mário Seguso e sua trajetória nos segredos da arte com Cristal.
Sr.Paschoal Giardullo falou sobre argilas e seus possíveis defeitos.

A ceramista Cyntia Gavião falou sobre sua técnica de paper Clay

A ceramista Lu Leão mostrou, detalhadamente, sua técnica de queima de Raku metalizado. Com um belíssimo resultado.
O momento da queima
E o resultado do trabalho.
A ceramista Marisa Moraes que com muita alegria e simpatia falou sobre seu trabalho com extrusora.
Noutra oficina da ceramista Lu Leão aprendemos a queima com sais metálicos, outro belo momento.

A queima sendo preparada
A abertura do forno
E o resultado desta queima,
O escultor e ceramista Wandecok Cavalcanti que nos mostrou os segredos da escultura sacra,
O anjo pronto.Exposição da ceramista Solange Mano, com quem tive o prazer de aprender História das artes cerâmica na U.Estácio de Sá no curso de extensão universitária em cerâmica de ateliê.
Mais um momento com o Sr Mário Seguso falou sobre fusing com Cristal
No segundo dia;
O ceramista e oleiro Casar Barbosa desmistificou o acabamento de peças feitas no torno através de seus gabaritos. Ensinou-nos a fazê-los a partir de matérias recicláveis.
Conhecemos um pouco da técnica de moldagem com gesso da “Cerâmica Luiz Salvador”.
Algumas peças retiradas do molde.
Outras peças preparadas para biscoitar.
Setor de esmaltação de peças delicadas.
A belíssima vista principal da Vila Luiz Salvador


Théo Giardullo falou e mostrou sua técnica em Fusing com bastões,
A consagrada ceramista Clara Fonseca, nos falou de seu trabalho “A cerâmica como inclusão”, trabalho este que realiza junto ao Instituto Benjamin Constant. Foi um grande prazer revê-la e conhecer seu projeto

Sr.Rômulo Mormilo falou sobre a linha artística da “Ferro Alemanha”.
Para terminar Sr. Marcelino falou sobre o Espaço Cultural, uma grande obra a ser feita pela Arte Cerâmica Brasileira, não só em termos regional, mas a nacional com projeção internacional.
Visita a fabrica da Luiz Salvador



Como são feitas...
As rosas que enfeitam algumas peças da cerâmica Luiz Salvador

Detalhe da rosa ainda molhada Um momento mágico a abertura do forno de biscoito

Outras peças já esmaltadas
Os delicados "potes" de esmaltes.
O setor de esmaltação.
a interferencia dos metais.
O momento da esmaltação....




sábado, 3 de outubro de 2009

Renda Belga - Bruges Flower Lace


A renda belga é considerada uma das mais antigas , sem uma localização no tempo e no espaço competi com a renda italiana em antiguidade, mas foi a partir da Idade Média que esta técnica ganhou "mundo à fora" e para nossa alegria chegou até nós. Em uma postagem anterior falei um pouco da história desta renda , hoje colocar mais um trabalho.
Consiste em uma variação da renda em questão é uma flor contemporânea composta de 7 folhas a sua volta, em linha mercê-croché vermelha executada com bilros pequenos(10 cm).
As fotos não estão com boa visibilidade , mas podemos ter uma noção do trabalho.
Um detalhe do inicio do trabalho.
For conteporânea
O trabalho terminado.
Obrigada pela visita - Volte Sempre

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Renda Milanesa

Renda de Milão
Sua origem data da Idade Média, nos conventos católicos, feito para ornamentar as peças litúrgicas e do clero, não era de acesso ao vestuário da plebe, é considerado uma das rendas mais antigas da Itália.
Sendo uma renda de cinta se caracteriza pelos movimentos ondulados em suas próprias cintas (fitas) e pelos motivos florais, tendo como motivo central folhas e ramas e figuras em geral.


A renda milanesa é uma renda delicada e com um grau de dificuldade, por tanto é necessário um bom conhecimento básico de renda de bilros para executar esta renda.


Neste trabalho usei linha mercê-crochê e bilros pequenos.


Detalhe das cintas

MinhasRendas

Pensamento.

Recebi esta mensagem de uma amiga, não sei se realmente é de Veríssimo. Dele ou não vale pela mensagem...
Para os erros há perdão
Para os fracassos, chance.
Para os amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.
O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque-o, que a rotina acomode que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.
Luis Fernando Veríssimo

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nañdut ou tenerife



Este naperon é em nañdut , feito em tear pequeno com acabamento em filê, muito simples e fácil de executar.

Já estas beldades que ganhei da minha filha são verdadeiras obras prima....

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Renda-de-bilros-Inicio de uma trança e treinos dos movimentos TC

Para minhas alunas na net de renda de bilros preparei estes pequenos vídeos - para as iniciantes.
Usei barbante grosso para facilitar a visualização e bilros portugueses para , da mesma forma, facilitar a visualização dos movimentos TC.
Neste primeiro vídeo mostro como enrolar o fio no bilro.
No segundo vídeo mostro como colocá-los na almofada e fazer o trançado, estes movimentos são fundamentais para a execução da renda , e o seu treino facilitará o inicio do estudo do pano de fundo.

Para as minhas alunas na net um carinhoso abraço

Renda turca - técnica - passo a passo

Renda Filet

Nó de encajera