terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Renda de bilros - botinha de natal.

Para terminar o ano vamos fazer a botinha do papai noel para enfeitar a árvore de natal, se usarmos fio
 mais grossa, ou um cartão de natal, se usarmos fio mais fino, fácil e rápido pode ser feito em um dia e , quem sabe ainda enfeitar sua árvore ainda neste natal.




Iniciamos imprimindo o padrão em uma folha , neste caso usei o papel jornal, por ser creme ele recebe bem todas as cores , tornando-as bem visível, depois colamos em uma cartolina ou papelão. Este padrão faz parte da apostila de padrões de renda de  bilros para principiantes  
O padrão tem as explicações básicas para se fazer a botinha, assim como todos os demais padrões da apostila
Podemos imprimir duas vezes o padrão na mesma folha.

Preparamos o material, enrolamos os bilros, separamos alguns alfinetes para começar, agulha de crochê, própria para a grossura do fio e , não menos importante o local onde vamos trabalhar cadeira confortável, água e uma música ambiente de preferencia baixinha.
Como enrolar o fio no bilro.



Depois de prender o padrão na almofada colocamos um alfinete na ponta de cima do padrão e colocamos os cinco  primeiros bilros .


Como iniciamos o trabalho


Trabalhamos em ponto inteiro até a primeira curva
Para acrescentarmos bilros no meio do trabalho, colocamos um alfinete no meio de um par de bilros e colocamos outro par de bilros, veja foto abaixo. Trabalhamos em ponto reto até a primeira curva.


Na primeira curva retiramos o fio vermelho, passamos para o ponto inteiro, e trabalhamos até a próxima curva onde acrescentamos, novamente, o  fio vermelho e trabalhamos até curva seguinte onde retornamos para o ponto inteiro, ou ponto de tecelão e fechamos o trabalho.

O fio já acrescentado no alfinete inicial para arrematar o lado direito da bota.

Como diminuir fios para o termino do trabalho - retiramos um para de bilros da ponta como mostra a figura abaixo, separamos dois pares de bilros e arrematamos os dois bilros do meio - o segundo bilro com o terceiro, e passamos a trabalhar com o primeiro e o quarto que formarão o próximo par de bilros. 

Veja foto abaixo.


Continuamos trabalhando os cinco pares restantes até o final da parte decima da bota, arrematamos e passamos para a parte inferior da bota .

Iniciando a parte superior do pé.
Podemos iniciar a parte inferior tanto pelo lado da direita , mais estreito, como pela frete ou esquerda, a diferença é que pela frete (parte mais larga) colocaremos os bilros necessários e vamos retirando a medida que nos aproximamos do final, restando apenas os cinco pares de bilros facilitando o arremate, no contrario restarão mais bilros para o arremate.



A parte da frente da bota foi feito em meio ponto.


A parte traseira da bota foi feito em ponto inteiro , ou tecelão.





Espero que tenham gostado, em caso de duvidas me escrevão.

Quem fizer este trabalho e me envie uma foto terei o maior prazer em colocar no blog.
Desejo a todos uma passagem de ano com muita Paz em família e até o próximo ano. Se Deus quiser.

Renda turca - técnica - passo a passo

Renda Filet

Nó de encajera