sábado, 14 de agosto de 2010

Material para renda de bilros - tipos de almofadas.

Recebi alguns pedidos do kit renda de bilros, em um deles uma amiga pediu uma almofada pequena alegando que já tem uma grande. Mas, será que há necessidade de mais de uma almofada?

Para afazer um pedido desse é necessário que conheçamos o assunto, então resolvi falar um pouco a respeito para tirar duvidas quanto “tamanho e forma” de almofadas para rendas de bilros.
Por que é de suma importância que saibamos escolher a almofada certa para o tipo de renda que vamos fazer. Porque?
Por que a almofada certa facilitará nosso trabalho e nos trará conforto durante o mesmo.
Assim sendo, resolvi falar um pouco sobre o tema e postar algumas fotos com tipos diferentes de almofadas.

Para começar o tipo mais comum é a cilíndrica nela podemos fazer qualquer tipo de renda, com poucas ressalvas.Quais!?
Em caso de rendas circulares teremos algumas dificuldades em trabalhar com almofadas cilíndricas, para estas melhor são as almofadas redondas que podem "girar" em seu próprio eixo facilitando o trabalho, exemplo almofada branca abaixo.
Para trabalhos pequenos almofadas pequenas , trabalhos grandes almofadas grandes.
Trabalhos circulares almofadas circulares (típicas da renda Belga).

Então preciso ter vários tipos de almofadas?
Não necessariamente....
Podemos ter uma almofada cilíndrica e uma circular de 50cm a 60cm, por que nelas fazemos todo tipo de renda com relativo conforto, pois estas almofadas podem ser posicionadas de acordo com a necessidade do trabalho.
Para finalizar dois tipos de almofadas com apoio próprio, a menor (na parte superior da foto) para rendas de acabamentos para roupas delicadas como roupas para bebê e roupas íntimas e a maior (parte inferior da foto) para vários tipos de rendas.


Renda turca - técnica - passo a passo

Passei um tempinho afastada do blog, mas trabalhando muito, como sempre, e neste período sem postar recebi email de algumas companheiras pedindo outros passo a passo com renda turca, puncetto valsesiano e renda de bilros.

Vamos iniciar com um passo a passo de renda turca, aproveitando a oportunidade, pois estou fazendo uma toalha nesta técnica.


O que precisamos:
1- linha;
2- agulha de bordar ou tapeçaria;
3- agulha de crochê,
4- tesoura.
Como fazemos:
1 – iniciamos com uma laçada aberta, isto é sem dá nó para fechar;
2 – fazemos 20 pontos altos com a agulha de crochê, e cortamos a linha;
3 – iniciamos com um nó no primeiro ponto alto (feito com a agulha de crochê) depois fazemos outro nó no segundo ponto alto
4 as carreiras seguintes serão iguais , o número destas carreiras dependerá do tamanho da toalha que desejamos fazer.

Observações – quando fazemos os pontos altos  em crochê devemos iniciar com dois pontos baixos, fazemos as laçadas altas e depois terminamos com dois pontos baixos de crochê ,  entre cada conjunto de pontos altos tem ao todo 4 pontos baixos – 2 de cada lado da alça (veja a foto abaixo).




Terminada esta carreira cortamos a linha com uns 50 cm, passamos para com a agulha de bordar (veja vídeo) e trabalhamos em laçadas.
A renda turca basicamente é feita de laçada e nó, o tamanho da laçada e o intervalo entre elas definirá o desenho desejado.
Você poderá acompanhar o passo a passo no vídeo na barra do blog
Bom trabalho.

Renda turca - técnica - passo a passo

Renda Filet

Nó de encajera

QUÃO GRANDE ÉS TÚ