quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Renda de bilros

Hoje respondendo o e-mail da Clélia, entendi que suas duvidas podem ser, também , de muitas outras companheiras.
Ela me perguntou :
 1º -  que linha devo comprar para iniciar algum trabalho?
Para começar vc deve usar a mais barata que podemos encontrar no mercado, desde que não seja sintética , depois que vc tiver mais esperta , a linha vai depender do uso que vc vai dar a renda , por exemplo, se for um vestidinho de bebe a merce crochê mais fina , se roupas femininas de porte grande uma linha mais grossa , pode ser da própria merce crochê ,ou outra desde que seja algodão, linho ou seda, nunca use fio sintético para o corpo da renda, mas, pode para contorno  ou um detalhe, pois o fio sintético dá um péssimo visual, a renda fica enrugada. 
Você  também pode usar fios ou lãs finas ou grossa , também, pode misturar ambos , fio de algodão, linho e lã em roupinhas de bebe, tudo depende da sua imaginação.

2º -  que alfinetes vc. me indicaria?  
O alfinete pode ser qualquer um desde que FINO , o grosso só para o ponto pico ,aquele feito na trança,  eu particularmente uso o alfinete de cabeça perolada, porque ele se destaca e e fácil ser retirado.

3º -  que papel compro para os moldes?
Na apostila falo a respeito , mas aqui vai uma dica , você pode imprimir na A4 e colar no papelão , pode, também desenhar no papel  craft, densidade 180 , 200, 250 , este indico para qualquer renda , pois não rasga com facilidade; outra dica, nos contornos reforço com fita adesiva, onde precisamos colocar vários alfinetes muito juntinhos o papelão não resiste, RASGA.

4º -  tenho que ter outras agulhas, que tipo? 
Usamos uma  agulha de crochê , que vai depender da grossura do fio , com ela vamos unir peças ou partes da renda, o que chamamos de crochetagem, usamos agulha de costura para arrematar a renda no final do trabalho.
Na verdade estas e muitas outras informações estão na apostila, mas não repetir.
Mais dois trabalhos terminados - duas almofadinhas para carro de bebe.





Espero ter sido útil.


Renda turca - técnica - passo a passo

Renda Filet

Nó de encajera